(ANSA) – O bilionário Elon Musk anunciou a realização do primeiro implante de um chip cerebral da empresa Neuralink em um ser humano.
Em sua conta no X (antigo Twitter), o empresário disse que o paciente está “se recuperando bem” após ter recebido o dispositivo no último domingo (28).
Leia também: Cientistas brasileiros rejuvenescem neurônios humanos em 30 anos
“Resultados iniciais mostram uma detecção promissora de picos neuronais”, afirmou Musk em sua rede social.
Chip para pessoas com problemas neurológicos
Os chips da Neuralink, empresa também de propriedade do bilionário, buscam capacitar o cérebro humano para controlar dispositivos eletrônicos com o pensamento.
O aparelho é pensado sobretudo para pessoas com problemas neurológicos ou que perderam o movimento dos membros, mas também poderia ser usado para acionar smartphones e outros equipamentos do gênero.
Segundo Musk, o primeiro produto da Neuralink se chama “Telepathy”, ou “telepatia”, em português. “Ele permite o controle do telefone ou computador apenas pelo pensamento. Os primeiros usuários serão aqueles que perderam o uso dos membros”, disse o bilionário.
Leia também: Pesquisadores chineses desenvolvem pele eletrônica com regulação isotérmica
A Neuralink já realizou diversos estudos em animais e recebeu em maio passado autorização da Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) para testes em humanos. (ANSA)
Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História.