A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, lançou nesta segunda-feira (14) uma missão com destino a Europa, uma das luas de Júpiter, considerada um local que poderia hospedar formas de vida.
O objetivo da espaçonave, chamada de Europa Clipper, é averiguar se o satélite natural gelado de Júpiter, que tem um enorme oceano subterrâneo, tem potencial de vida.
Detalhes da missão e lançamento
A sonda foi lançada da plataforma 39A do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, com um foguete SpaceX Falcon Heavy. Ao todo, a missão para a quarta maior lua do gigante gasoso custará por volta de US$ 5,2 bilhões [aproximadamente R$ 26 bilhões].
A viagem de ida da Europa Clipper durará aproximadamente pouco mais de cinco anos e vai percorrer cerca de três bilhões de quilômetros para chegar ao seu destino final.
📱 Clique aqui e participe do canal do Mundo & História no WhatsApp
Assim que chegar, a sonda não entrará em órbita ao redor de Europa, porque a forte radiação produzida por Júpiter danificaria os seus instrumentos muito rapidamente.
A operação prevê que a espaçonave chegue a 25 quilômetros de distância da superfície da lua, mas será o suficiente para traçar um mapa quase completo da área e perceber se o satélite oferece condições adequadas para acolher vida. ANSA.
Curiosidades sobre as luas de Júpiter
🌙 Júpiter tem mais de 90 luas: Júpiter é o planeta com o maior número de luas conhecidas no Sistema Solar. Até o momento, já foram identificadas mais de 90 luas orbitando o gigante gasoso, e novas podem ser descobertas conforme as observações astronômicas avançam.
🔎 Distinção entre lua e outros: a distinção entre uma lua e outros objetos espaciais é feita com base em características específicas, e os astrônomos seguem alguns critérios (como forma, órbita ao redor de um planeta, composição etc.) para identificar se um corpo é uma lua.
🌊 Europa pode ter mais água que a Terra: apesar de ser menor que a nossa Lua, acredita-se que Europa possui um vasto oceano subterrâneo sob sua camada de gelo, contendo mais água do que todos os oceanos da Terra juntos.
🌋 Io é o lugar mais vulcanicamente ativo do Sistema Solar: Io, outra lua de Júpiter, tem centenas de vulcões ativos. A atividade vulcânica intensa se deve à interação gravitacional entre Júpiter e outras luas, gerando calor suficiente para manter o interior da lua derretido.
🌕 Ganímedes é a maior lua do Sistema Solar: Ganímedes, uma das luas de Júpiter, é maior que o planeta Mercúrio. Além de seu tamanho impressionante, é a única lua que se sabe ter um campo magnético próprio.
Leia também: SpaceX realiza manobra inédita com foguete Starship em teste de voo