Já chegaram às bancas os primeiros volumes da Coleção Folha Fauna Brasileira para Crianças, produzida pela Folha de S.Paulo e que faz uma extensa viagem pelo Brasil, apresentando 30 animais para o público infantil. São espécies de todos os biomas, do pampa à floresta amazônica, começando pela onça-pintada e pela arara-azul-de-lear.
Semanalmente até outubro, os volumes trarão informações e curiosidades de outros bichos brasileiros bem conhecidos, como o mico-leão-dourado, a capivara, o tamanduá-bandeira e o boto-cor-de-rosa. Mas também apresentarão o cartão de visitas de nomes, digamos, mais “lado B” – entre eles, o morcego-beija-flor, a aranha-golias e o sapinho-ponta-de-flecha.
“Se você vai a uma escola e pede para crianças escolherem um animal, elas vão falar do leão, da girafa, do elefante. Mas nunca do jupará, do peixe-boi, da anta. A nossa fauna costuma ser ignorada. A ideia dos livros é apresentar essas espécies”, diz o gestor ambiental Rodrigo Pires, que é consultor técnico da coleção e fez a seleção dos 30 animais.
Leia também: Space Adventure: evento com itens originais da NASA chega à Canela/RS
Comprando o primeiro volume, o segundo sai de graça. Cada volume custa R$ 22,90. Quem preferir comprar através do site oficial, existe a opção de parcelamento em até 12x sem juros para todos os itens da coleção. E na compra da coleção completa ou em lotes, é oferecido frete grátis para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná. Também é possível comprar pelos telefones 3224-3090 (Grande São Paulo) e 0800 775 8080 (demais localidades).
Volumes recheados de fotos e curiosidades sobre os animais
Os volumes são estruturados na forma de almanaque, recheados de fotografias, curiosidades destacadas e textos curtos, que trazem dados sobre as espécies e informações sobre sustentabilidade, conservação e ambiente. Além disso, cada edição conta com a parceria de uma instituição diferente, que trabalha com aquele determinado bicho e que foi chamada para atuar como colaboradora.
Participam nomes como a Associação Mata Ciliar, o Grupo de Pesquisa e Conservação Arara-Azul-de-Lear, a Associação Mico-Leão-Dourado, o Viva Instituto Verde Azul e o Instituto de Pesquisas Ecológicas, por exemplo.
Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História.