A icônica obra do escultor italiano Maurizio Cattelan, que consiste em uma banana grudada na parede com fita adesiva, vai a leilão pela primeira vez, com uma estimativa inicial de pelo menos US$ 1 milhão.
O valor é considerado surpreendente para a obra conceitual do artista de 64 anos, que venceu uma batalha judicial nos Estados Unidos sobre a propriedade intelectual da chamada “Comedian“, que provocou furor na feira Art Basel Miami Beach em 2019 e seu certificado foi vendido na ocasião por US$ 120 mil.
📱 Clique aqui e participe do canal do Mundo & História no WhatsApp
A casa de leilões Sotheby’s oferecerá a obra, uma das três edições, ao maior lance no dia 20 de novembro em Nova York. O comprador receberá um rolo de fita adesiva e uma banana, o certificado de autenticidade e instruções de instalação.
“É a obra provocativa de puro gênio”, comentou o chefe de arte contemporânea da casa de leilão, David Galperin.
Obra com banana já teve até imitação
A provocativa peça do artista foi imitada diversas vezes e, em pelo menos dois casos, até comida, sendo a última no ano passado em um museu de Seul por um estudante sul-coreano que, depois do fato, justificou-se dizendo “estava com fome”.
No ano passado, Cattelan conseguiu obter o reconhecimento do judiciário da Flórida sobre a propriedade intelectual da banana, derrotando outro artista, Joe Morford, que alegou ter tido a ideia primeiro e o processou por violação de direitos autorais.
+ Quadro de Ticiano roubado 2 vezes é leiloado por valor recorde
+ Metrô de São Paulo inaugura museu de achados e perdidos
+ Museu da 1ª Guerra Mundial abre cápsula do tempo de 100 anos
Segundo Morford, que trabalha na Califórnia, o italiano copiou uma criação chamada “Banana e Laranja”, que consiste em um exemplar de cada fruta colado com fita adesiva em retângulos verdes.
Em um primeiro momento, um juiz distrital da Flórida reconheceu elementos para prosseguir com a ação, mas depois o juiz federal de Miami Robert Scola deu ganho de causa para Cattelan. ANSA.