Dois pandas gigantes partiram da cidade de Ya’an, na província de Sichuan, no sudoeste da China, na noite de quarta-feira (26), embarcando em uma cooperação internacional de 10 anos para a proteção do panda gigante nos Estados Unidos.
Este fato marca uma nova rodada de cooperação de proteção ao panda gigante entre os dois países, após o acordo assinado em fevereiro deste ano entre a Associação de Conservação da Vida Selvagem da China e o Zoológico de San Diego.
O casal de pandas viajantes
Yun Chuan, um macho de 5 anos, e Xin Bao, uma fêmea de 4 anos, foram selecionados pelo Centro de Conservação e Pesquisa do Panda Gigante da China (CCRCGP, sigla do inglês). Eles serão acompanhados por criadores e veterinários experientes durante a viagem.
Leia também: Foto de urso-polar dormindo em gelo se torna ícone ambiental
O CCRCGP conduziu uma cooperação de pesquisa científica com o Zoológico de San Diego por mais de 25 anos, com resultados frutíferos na proteção, reprodução, controle de doenças dos pandas gigantes e educação pública relacionada.
Da agência de notícias Xinhua.
Curiosidades sobre o panda-gigante
Hábitos herbívoros: apesar de ser considerado um animal carnívoro e ter um sistema digestivo e genético de carnívoro, o panda possui hábitos herbívoros, alimentando-se quase que exclusivamente de folhas de bambus;
Exercícios: o panda-gigante consome em média de 9 a 14 kg de bambu por dia, mas devido à pouca absorção de nutrientes, ele tem que passar a maior parte do dia comendo e se exercitando (o que talvez explique seu gosto por dar cambalhotas);
Predadores: os pandas-gigantes possuem poucos predadores. Entre eles estão o leopardo, o leopardo-das-neves e o urso-negro. Filhotes podem ser caçados por raposa-dos-montes e até por águias.
Mais sobre animais
• Não é o morcego! Este animal tem a audição mais apurada do mundo
• Itália começa a vender farinha de grilo como alimento humano
• Satélite europeu encontra colônia desaparecida de pinguins
Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História.