A primeira missão privada norte-americana de pouso na Lua enfrentou uma anomalia após o seu lançamento a partir do estado da Flórida, na madrugada de segunda-feira (8).
O foguete Vulcan Centaur, da United Launch Alliance (ULA), decolou às 04h18 (horário de Brasília) a partir do Cabo Canaveral. O veículo levava Peregrine, a sonda desenvolvida pela empresa privada americana Astrobotic. Mas, logo após se separar da espaçonave, Peregrine enfrentou um problema de propulsão.
Leia também: Sonda indiana Aditya-L1 atinge a órbita do Sol
“Após a ativação bem-sucedida dos sistemas de propulsão, Peregrine entrou em um estado operacional seguro. Infelizmente, ocorreu uma anomalia que impediu a Astrobotic de alcançar uma orientação estável voltada para o Sol”, disse a empresa em comunicado.
A Astrobotic informou ainda que a sonda não dispõe de combustível o suficiente para alcançar o solo lunar, o que estava previsto para acontecer no dia 23 de fevereiro.
Experimentos científicos a bordo da sonda Peregrine
De acordo com a NASA, parceira na missão, a espaçonave utiliza tecnologia inovadora desenvolvida pela indústria, algumas das quais nunca foram testadas no espaço.
A NASA está trabalhando com a Astrobotic para determinar o impacto dos experimentos científicos da agência a bordo da sonda.
Leia também: Foguete Vulcan decola em direção à Lua levando a sonda Peregrine
Os cinco experimentos científicos e de pesquisa da NASA a bordo da sonda ajudarão a agência espacial a entender melhor os processos e a evolução planetária, buscar evidências de água e outros recursos, e apoiar a exploração humana sustentável a longo prazo.
Peregrine foi a primeira sonda lunar de uma empresa privada norte-americana a ser lançada em uma missão para a Lua.
Com informações da agência de notícias Xinhua.
Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História.