Pesquisadores descobrem muralha com mais de 10 mil anos no Mar Báltico | Mundo & História

Uma reconstrução de como a parede recém-descoberta poderia ter servido como uma estrutura de caça durante a Idade da Pedra, aprisionando veados ao lado de um corpo d'água. (Michal Grabowski).

Em 2021, cientistas a bordo de um navio de pesquisa notaram um trecho submerso de pedras na costa do Báltico, na Alemanha. Agora, após examinarem o local, pesquisadores afirmam que a observação incidental poderia ser a mais antiga megaestrutura feita pelo homem conhecida da Europa: uma parede construída por caçadores da Idade da Pedra para ajudar a capturar presas.

Leia também: Arqueólogos encontram padaria em Pompeia que funcionava como prisão

A descoberta, chamada de Blinkerwall, é composta por mais de 1.300 pedras e cerca de 300 pedregulhos maiores, e se estende por mais de meio quilômetro ao longo do leito do mar. Descansando a quase 21 metros de profundidade na Baía de Mecklenburg, a parede tem, em média, cerca de 45 centímetros de altura.

Muralha seria estratégia para capturar animais

Eventos naturais, como depósitos glaciais ou outros movimentos de terra, não podem explicar a existência dessa estrutura, relatam os pesquisadores em um estudo publicado na segunda-feira (12) na Proceedings of the National Academy of Sciences. Em vez disso, argumentam que a parede de cerca de 10 mil anos de idade era uma ferramenta construída por caçadores para guiar e aprisionar renas, que tendem a viajar ao longo de elementos retos da paisagem, como falésias ou córregos.

“Os caçadores exploraram o comportamento natural dos animais e criaram sua própria característica linear”, diz Ashley Lemke, arqueóloga subaquática da Universidade de Wisconsin-Milwaukee – e que não estava envolvida na pesquisa –, ao site Science. “Não é uma obstrução, é uma trilha. Eles a seguem até onde os caçadores estão esperando”, conclui.

Leia também: Italiano encontra um dos meteoritos mais raros do mundo

Embora a muralha esteja agora submersa, provavelmente ela foi construída durante um período entre 8.500 e 14.000 anos atrás, quando o local estava em terra firme. Antes desse período, uma enorme camada de gelo cobria a região. Depois, os níveis do mar subiram e inundaram tudo.

Via Smithsonian Magazine.

Mundo & História está no Instagram, WhatsApp, Telegram e Google Notícias. Não deixe de nos acompanhar por lá também!