O AG60E, o primeiro avião elétrico da China, concluiu com sucesso seu primeiro voo no última quarta-feira (3) em um aeroporto na província de Zhejiang, no leste do país. A informação foi divulgada na sexta-feira (5) pelo Diário de Ciência e Tecnologia, o jornal oficial do Ministério da Ciência e Tecnologia da China.
Desenvolvida pela China Aviation Industry General Aircraft Co. Ltd., a aeronave AG60E é uma versão elétrica modificada do AG60, um modelo monomotor esportivo de dois lugares e todo feito em metal. O AG60 completou seu primeiro voo em 2020.
Características da aeronave AG60E
O AG60E tem um comprimento total de 6,9 metros, envergadura de 8,6 metros e velocidade máxima de cruzeiro de 185 km/h, de acordo com informações da fabricante. Veja o vídeo abaixo ou no YouTube.
Leia também: AS700: conheça as características do dirigível civil desenvolvido pela China
O projeto acumulou experiências para eletrificar os aviões existentes de asa fixa e contribuiu para a economia de baixa altitude, uma indústria emergente estratégica, ainda segundo a fabricante da aeronave.
Da agência Xinhua.
Mais sobre a China
• Primeiro navio de cruzeiro de grande porte da China faz viagem comercial inaugural
• China construirá novo conjunto de telescópios na Antártida
• Panda gigante que retornou à China encontra o público
• Pequim tem maior número de horas com temperatura abaixo de zero desde 1951
Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História.