O primeiro navio de cruzeiro de grande porte fabricado na China, o Adora Magic City, partiu de um porto em Xangai no último domingo para uma viagem experimental. Saindo do Terminal Internacional de Cruzeiros Wusongkou, a embarcação se prepara para sua viagem inaugural oficial para o nordeste da Ásia, prevista para o dia 1º de janeiro de 2024.
Yang Guobing, presidente da construtora CSSC Cruise Technology Development Co e de sua subsidiária, Adora Cruises, explicou que a viagem inaugural é um exercício importante que um navio de cruzeiro realiza antes de iniciar suas operações comerciais.
Leia também: AS700: Conheça as características do dirigível civil desenvolvido pela China
De acordo com Yang, um navio de cruzeiro de grande porte era o único navio de alto valor que os construtores navais chineses ainda não haviam construído, e a operação do navio fará da China o único país do mundo que domina a tecnologia de construção de porta-aviões, grandes transportadores de gás natural liquefeito e grandes navios de cruzeiro.
Características do novo navio de cruzeiro
O Adora Magic City tem 323,6 metros de comprimento (a título de comparação, o Titanic tinha 269 metros), peso bruto de 135.500 toneladas e pode acomodar até 5.246 passageiros em um total de 2.125 quartos, de acordo com a CSSC. A embarcação tem 16 andares e um total de 40 mil metros quadrados de espaço público de convivência e lazer.
Leia também: China construirá novo conjunto de telescópios na Antártida
Em sua viagem experimental, o Adora Magic City, já intitulado de “a cidade moderna no mar”, transportou convidados de vários países, além de cerca de 1.300 membros da tripulação.
Com informações da agência de notícias Xinhua.
Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História.