ANSA. O quadro “Descanso na Fuga para o Egito”, do mestre italiano renascentista Ticiano, será leiloado pela casa britânica Christie’s, em Londres, no próximo dia 2 de julho.
A pintura a óleo, que já foi roubada duas vezes e chegou a ser abandonada em um ponto de ônibus londrino, foi pintada quando o artista tinha pouco mais de 20 anos, tendo sido cobiçada por imperadores, arquiduques e ladrões de arte ao longo de seus mais de cinco séculos de história.
A obra retrata Jesus, Maria e José em um momento de descanso durante a fuga para o Egito.
A cobiçada obra de arte de Ticiano
Primeiramente documentada na casa de um comerciante de especiarias veneziano no início do século 17, ela decorou palácios em Londres, Bruxelas, Viena, Paris e, mais recentemente, a Casa Longleat em Wiltshire, sede dos marqueses de Bath e o primeiro parque safári fora da África, de onde foi roubado e depois recuperado por um detetive de arte.
A Christie’s o colocou à venda com uma reserva entre 15 e 25 milhões de libras em nome do último Marquês de Bath.
Leia mais: Pesquisa encontra pigmento milenar em afresco de Rafael
Depois de ter sido roubado de Longleat em 1995, ele foi encontrado sete anos depois sem moldura em um ponto de ônibus em Londres, graças ao detetive de arte Charles Hill.
Na época, foi oferecida uma recompensa de apenas 100 mil libras esterlinas. ANSA.
Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História.