A partir de março, o Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, órgão que exerce as funções executivas em nome do papa Francisco no menor país do mundo, será comandado por uma mulher.
📱 Clique aqui e participe do canal do Mundo & História no WhatsApp
O anúncio foi feito pelo próprio pontífice em uma entrevista ao programa “Che tempo che fa”, da emissora italiana Nove, na noite deste domingo (19).
“Ela é vice-governadora e se tornará governadora”, disse o líder católico, em referência à secretária-geral do Governatorato, a freira Raffaella Petrini.
Atualmente o órgão é chefiado pelo cardeal espanhol Fernando Vérgez Alzaga, que completará 80 anos, idade de aposentadoria compulsória na Santa Sé, em 1º de março de 2025.
Quem é Raffaella Petrini?
Petrini tem 56 anos e é secretária-geral desde novembro de 2021, quando se tornou a primeira mulher a ocupar o cargo.
Integrante do Instituto das Irmãs Franciscanas da Eucaristia, ela também tem formação em ciências políticas e doutorado em ciências sociais.
O Papa tem o objetivo declarado de aumentar a presença feminina em postos de liderança na Igreja Católica e disse em junho passado que “as mulheres estão começando a mandar” no Vaticano, embora o primeiro escalão ainda seja dominado por homens. ANSA.
Papa vai canonizar 1º santo ‘millennial’
Em novembro do ano passado, Papa Francisco anunciou que irá canonizar o jovem beato italiano Carlo Acutis, que se tornará o primeiro santo “millennial” da Igreja Católica.
+ Papa Francisco canoniza primeira santa argentina
+ Papa pede que uso da Inteligência Artificial seja regulamentado
+ México tem uma presidente mulher pela primeira vez na história
Conhecido como “padroeiro da internet”, Carlo Acutis, que morreu em 2006, aos 15 anos de idade, tornou-se um modelo de vida cristã para jovens após usar internet para difundir sua fé. A canonização está marcada para o dia 27 de abril de 2025.