Os robôs humanoides da “Família Q“, desenvolvidos pela equipe de pesquisa do Instituto de Automação da Academia Chinesa de Ciências, foram apresentados recentemente em Pequim.
Liderada por Qiao Hong, acadêmico da Academia Chinesa de Ciências e diretor do laboratório de sistemas de inteligência artificial multimodal, a equipe de pesquisa construiu uma “grande fábrica” para o design e montagem dos robôs.
Vários protótipos dos humanoides da “Família Q” já obtiveram verificação técnica preliminar. A agência de notícias chinesa Xinhua não deu mais detalhes sobre o lançamento. Agora nos resta saber quando os robôs irão de fato começar a caminhar entre as pessoas.
Pele eletrônica para robôs
Também recentemente, pesquisadores chineses desenvolveram uma pele eletrônica com regulação isotérmica. A pele foi desenvolvida com estruturas biomiméticas, que imitam o mecanismo de termorregulação do corpo humano ao integrar um dispositivo termoelétrico flexível com um material compósito de hidrogel.
A partir de um delicado equilíbrio de geração e dissipação de calor, a pele térmica manteve uma temperatura de superfície estável de 35 graus Celsius em uma ampla faixa de temperaturas ambientais, de 10 graus Celsius a 45 graus Celsius.
A nova pele eletrônica, cujo estudo foi publicado na revista Nano Energy, é um componente ideal para futuros robôs inteligentes.
Com informações da agência de notícias Xinhua.
Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História.