A Rocket Lab, empresa norte-americana do segmento aeroespacial, lançou na última sexta-feira (15) com sucesso seu 42º foguete Electron, colocando em órbita um satélite da iQPS, empresa japonesa especializada em imagens do planeta Terra.
A missão foi a décima da Rocket Lab no ano de 2023, superando o recorde anual anterior de nove lançamentos em 2022. De acordo com dados da própria companhia, pelo quinto ano consecutivo o Electron manteve o título de segundo foguete norte-americano com mais frequência anual de lançamentos.
Satélite homenageia deus japonês da Lua
Batizada de “The Moon God Awakens” (O Despertar do Deus da Lua), a missão responsável pela quebra do recorde foi lançada do Pad B no Complexo de Lançamento 1 da Rocket Lab, na Nova Zelândia, às 17:05 (horário local).
Nomeado em homenagem ao deus japonês da Lua, o satélite iQPS-SAR-5 “TSUKUYOMI-I” é um satélite de radar de abertura sintética (SAR) que coletará imagens de alta resolução da Terra.
O satélite se junta a outro da iQPS já em órbita e faz parte do que ao final deverá ser uma constelação de 36 satélites capazes de monitorar a Terra em pontos fixos específicos a cada dez minutos.
Entusiasmo na Rocket Lab
O fundador e CEO da Rocket Lab, Peter Beck, fez um pronunciamento sobre a nova conquista. “Parabéns à nossa equipe por atingir um novo recorde anual de lançamentos de dez missões, consolidando ainda mais a posição da Electron como o principal veículo de lançamento de pequeno porte em todo o mundo”, comemora.
Além de ter contribuído para estabelecer um novo recorde, a missão bem sucedida reforça uma tendência na Rocket Lab: fornecer lançamentos personalizados e dedicados. “Foi um privilégio fornecer à equipe da iQPS uma viagem dedicada à órbita em um cronograma acelerado e estamos honrados em desempenhar um papel fundamental na construção de sua constelação SAR com o Electron”, acrescentou.
Leia também: Ariel, o telescópio espacial que irá analisar mil exoplanetas
No início de dezembro, a também norte-americana SpaceX comemorou o lançamento de sua 90ª missão em 2023, o que também representou uma quebra de recorde para a companhia do magnata Elon Musk. O número segue subindo.
Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História.