Sol atinge fase de atividade máxima de seu ciclo, aponta Nasa | Mundo & História

Atividade solar supera previsões, com explosões e tempestades geomagnéticas mais intensas até 2025. (Foto: ANSA)

O Sol entrou na fase de máxima atividade de seu ciclo atual, iniciado em 2019, conforme anunciado por representantes da Nasa, NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA) e do Painel Internacional de Previsão do Ciclo Solar.

A previsão é de que esse período de maior atividade dure mais cinco ou seis anos, com o auge esperado em 2025.

Impactos das tempestades geomagnéticas

Com o Sol em sua fase mais ativa, a Terra estará mais sujeita a tempestades geomagnéticas, fenômenos causados por ejeções de massa coronal (CMEs), que podem interferir em sistemas de comunicação e gerar auroras intensas. Esse ciclo, o 25º desde 1755, revelou-se muito mais “vivo” do que os cientistas esperavam.

📱 Clique aqui e participe do canal do Mundo & História no WhatsApp

“Certamente superou as expectativas. Inicialmente pensava-se que seria um ciclo modesto, ainda menor que o anterior”, afirmou Mauro Messerotti, professor de Meteorologia Espacial da Universidade de Trieste, Itália.

Ranking das chamas mais poderosas emitidas pelo Sol

Prova dessa alta atividade são as frequentes explosões solares. Em 3 de outubro, ocorreu uma erupção de classe X 9.0, uma das 15 mais intensas registradas. A chama solar mais poderosa, no entanto, ocorreu em 4 de novembro de 2003.

O Sol e suas manchas

O pico de atividade do ciclo solar baseia-se na observação das manchas solares, que são áreas de instabilidade magnética na superfície solar. Essas regiões podem gerar erupções e CMEs, responsáveis por tempestades geomagnéticas.

Embora o momento exato do pico de atividade ainda não seja certo, Messerotti explica: “O momento exato só é identificável depois de vários meses, quando começaremos a observar um declínio significativo na atividade solar”.

+ Chefe da Nasa diz que astronautas voltarão à Lua em 2026

+ ESA inicia 1ª missão europeia de defesa planetária

+ China revela traje espacial para pouso na Lua

+ Tempo na Lua passa 57 microssegundos mais rápido por dia

Nos últimos meses, regiões que normalmente não experimentam auroras, como partes da Europa e da América do Norte, e até mesmo o norte da Itália, viram céus tingidos de cores brilhantes devido a este fenômeno. Os shows da aurora em maio de 2024 foram alguns dos mais marcantes em décadas.

Com informações da agência de notícias Ansa.

Curiosidades sobre o Sol

🌍 O Sol tem uma massa 333 mil vezes maior que a da Terra: o Sol é tão massivo que contém cerca de 99,86% de toda a massa do Sistema Solar, influenciando a órbita de planetas, cometas e outros corpos celestes.

☀️ Demora 8 minutos para a luz solar chegar à Terra: a luz emitida pelo Sol viaja a uma velocidade de 300 mil km/s e leva pouco mais de 8 minutos para alcançar o nosso planeta.

🌞 O Sol gira mais rápido no equador do que nos polos: diferente da Terra, o Sol não gira de maneira uniforme. No equador solar, ele completa uma rotação a cada 25 dias, enquanto nos polos leva cerca de 35 dias.

⏳ O Sol está a meio caminho de sua vida: atualmente, o Sol tem cerca de 4,6 bilhões de anos e está no meio de sua fase principal. Ele deve continuar “queimando” por mais 5 bilhões de anos antes de se transformar em uma gigante vermelha (segundo modelos teóricos atualmente aceitos).

Mundo & História está no Instagram, WhatsApp, Telegram e Google Notícias. Não deixe de nos acompanhar por lá também!