A sonda lunar chinesa Chang’e-6 deve ser lançada no primeiro semestre deste ano, informou nesta quarta-feira (10) a Administração Espacial Nacional da China (CNSA, em inglês).
Insumos para a sonda lunar Chang’e-6 foram transportados para o Campo de Lançamento Espacial de Wenchang, na Província de Hainan, no sul do país, e os testes pré-lançamento serão realizados conforme programado, segundo a agência.
Atualmente, as instalações no local de lançamento estão em boas condições, e os trabalhos preparatórios estão em andamento conforme planejado, acrescentou o órgão.
Objetivos da Chang’e-6
A Chang’e-6 irá coletar amostras do lado oculto da Lua, marcando uma missão que será a primeira de seu tipo na História. De acordo com a CNSA, a missão está pronta para fazer avanços em tecnologias-chave, como coleta automática.
Leia também: Peregrine: missão dos EUA abandona meta de ir à Lua
A CNSA anunciou ainda que instrumentos científicos da França, Itália e da Agência Espacial Europeia/Suécia estarão a bordo do módulo de pouso da missão Chang’e-6, e uma carga útil paquistanesa, no orbitador da missão.
Da agência Xinhua.
Mais sobre a China
• Primeiro navio de cruzeiro de grande porte da China faz viagem comercial inaugural
• China construirá novo conjunto de telescópios na Antártida
• Panda gigante que retornou à China encontra o público
• Pequim tem maior número de horas com temperatura abaixo de zero desde 1951
Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História.