SpaceX e Viasat lançam ao espaço maior satélite de internet do mundo | Mundo & História

Foto: Divulgação / SpaceX

Após três adiamentos por causa de condições climáticas desfavoráveis, a SpaceX, do bilionário Elon Musk, e a empresa de telecomunicações Viasat lançaram com sucesso na noite de domingo (30/05) o ViaSat-3. O novo satélite de internet oferece a maior capacidade de tráfego do mundo, sendo capaz de alcançar 1 Tbps (terabit por segundo).

Enviado à órbita terrestre pelo foguete Falcon Heavy, uma das naves de Musk, o ViaSat-3 é, na verdade, uma constelação global de três satélites geoestacionários de comunicação que ficarão encarregados de levar internet para praticamente todo o planeta. O primeiro dos três satélites cobrirá os países das Américas, incluindo o Brasil. O segundo, com previsão de lançamento para ainda este ano, garantirá internet para África, Europa e Oriente Médio. O terceiro, ainda sem prazo de ir ao espaço, cobrirá a região Ásia-Pacífico.

Leia também: Missão Juice: sonda europeia já está a caminho de Júpiter

Cobertura e velocidade são mesmo algumas das principais novidades do ViaSat-3, principalmente se comparado ao seus antecessores. O ViaSat-2, de 2017, apresenta cerca de um quarto da capacidade de tráfego do ViaSat-3, chegando a 260 gigabits por segundo (Gbps), e cobre a América do Norte, a América Central e o Caribe. Já o ViaSat-1, de 2011, oferece um máximo de 140 Gbps para os Estados Unidos e o Canadá.

SpaceX e Viasat lançam ao espaço maior satélite de internet do mundo | Mundo & História
Foto: Divulgação / SpaceX

No entanto, outra característica muito interessante da constelação de satélites são os feixes de sinal dinâmicos, os chamados beams dinâmicos – diferentes dos outros satélites, que oferecem beams fixos. Estes beams dinâmicos permitem destinar maior capacidade de tráfego para onde existe mais demanda.

Dados importantes sobre a constelação ViaSat-3

• Pode atingir 1 Tbps em cada uma das três unidades;
• Essa é a maior capacidade de tráfego do mundo já oferecida;
• Os satélites devem ficar em operação por 15 anos;
• Cada satélite cobrirá cerca de um terço do globo terrestre;
• Tem metade da extensão de um campo de futebol (cerca de 50 m de comprimento);
• Pesa entre 5,6 e 6 toneladas (e é o satélite mais leve já produzido pela Viasat);
• Deve entrar em operação no Brasil no segundo semestre de 2023.

Mundo & História está no Instagram, WhatsApp, Telegram e Google Notícias. Não deixe de nos acompanhar por lá também!