Taturanas: Butantan alerta sobre riscos e aumento de envenenamentos no verão | Mundo & História

Lonomia obliqua. (Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina)

O Instituto Butantan, em São Paulo, está emitindo um alerta para os riscos associados ao contato com as lagartas do gênero Lonomia (que compreendem também a taturana), especialmente durante a temporada de calor e chuvas.

📱 Clique aqui e participe do canal do Mundo & História no WhatsApp

Embora o risco de envenenamento por essas lagartas seja maior no verão, casos fora de época, como o de Maurício Martins Jr., técnico de TI de 41 anos que foi atendido recentemente no Hospital Vital Brazil, demonstram que a ameaça permanece presente o ano todo.

Maurício sofreu um acidente ao encostar a mão em um grupo de Lonomia enquanto se pendurava em um cipó em um terreno em Itapecerica da Serra. O contato com as lagartas desencadeou rapidamente sintomas graves, como dores de cabeça e hematomas pelo corpo, que indicaram um quadro de envenenamento. Ele foi atendido com urgência e recebeu o soro antilonômico desenvolvido pelo Butantan, único tratamento capaz de neutralizar o veneno dessas lagartas.

Reações graves causadas pela Lonomia

O veneno da Lonomia pode provocar reações graves, como hemorragias internas e insuficiência renal, e podem levar à morte, caso o atendimento não seja rápido. O Butantan tem produzido o soro antilonômico desde a década de 1990 e, em 2023, enviou mais de 5 mil ampolas ao SUS para o tratamento de casos em todo o país. Logo, o SUS é também um caminho para quem precisar desse tipo de atendimento.

Por que parece queimar quando encosto em uma taturana?

As taturanas possuem pilosidades (os pelinhos) com propriedades urticantes e, por vezes, são potencialmente perigosas. Algumas espécies são letais, como a Lonomia obliqua, e, por esse motivo, são chamadas de “taturanas assassinas”.

+ Nova espécie de sapo é descoberta na China

+ Irenia: zoológico de Madri adota assistente virtual controlada por IA

+ Esta ave está sendo levada à extinção por mosquitos

Especialistas alertam que o desconhecimento sobre os riscos das taturanas é um dos maiores fatores para a gravidade dos acidentes. A recomendação é evitar o contato com as lagartas e procurar atendimento médico imediato caso surjam sintomas após o contato.

Mundo & História está no Instagram, WhatsApp, Telegram e Google Notícias. Não deixe de nos acompanhar por lá também!