Você se considera uma pessoa narcisista? O narcisismo na forma como costumamos definir hoje é o amor de um indivíduo por si próprio ou por sua própria imagem. Um novo livro que chegou recentemente ao Brasil se propõe a entregar com clareza e compreensão o tema como nunca antes visto.
Em “A Nova Ciência do Narcisismo” (Editora Cultrix, 336 páginas), o psicólogo da Universidade da Geórgia Dr. W. Keith Campbell – em coautoria com o jornalista Carolyn Crist – nos traz um livro que desmistifica o fenômeno do narcisismo, guiando os leitores pelas complexidades desse transtorno.
O espectro do narcisismo
Tema amplamente debatido em todo o mundo, o narcisismo é frequentemente mal compreendido e erroneamente rotulado. Por conta disso, Dr. Campbell, com experiência e pesquisa de ponta no assunto, buscou oferecer na obra uma abordagem equilibrada e informativa. Em vez de simplificar o comportamento humano e reduzi-lo em rótulos, ele explora o espectro do narcisismo como um todo, e não apenas como um transtorno de personalidade, o que permite uma compreensão mais profunda e empática.
“Quando falo com as pessoas sobre narcisismo e o impacto que ele tem na vida delas, vejo a distância que existe entre como penso sobre narcisismo, sendo alguém que pesquisa de modo científico esse transtorno, e a maneira como esse termo costuma ser empregado. Dessa forma, precisamos entender que o narcisismo é mais complexo, e tem muito mais nuances do que as pessoas imaginam”, diz.
Dr. Campbell baseia seu trabalho em estudos de casos reais e pesquisas recentes, e, pelo livro, oferece ao leitor ferramentas práticas para identificar e compreender tendências narcisistas tanto em si quanto nos outros. A pesquisa abordada na obra mostra que o narcisismo vai além dos transtornos de personalidade associados a ele, e sugere que quase todos nós exibimos traços narcisistas em algum grau.
De acordo com o autor, o livro pode vir a ser também uma ferramenta para melhorar nossas interações e promover relacionamentos mais saudáveis.
Você sabia?
A expressão narcisismo tem origem no mito de Narciso da mitologia grega. Ele era um jovem extremamente belo, filho do deus-rio Cefiso e da ninfa Liríope.
Uma das histórias mais famosa sobre Narciso é a de que ele se apaixonou por seu próprio reflexo ao vê-lo em um lago. Ele ficou tão obcecado por sua própria imagem que não conseguia se afastar dela. Incapaz de se manter longe do reflexo e consumido pela tristeza e frustração por não poder possuir a si mesmo, ele definhou e morreu ao lado do lago.
A palavra “narcisismo” foi adotada pela psicologia moderna para descrever um traço de personalidade caracterizado por uma excessiva admiração por si mesmo, uma grande necessidade de atenção e aprovação e uma falta de empatia pelos outros.
Serviço:
Livro: A Nova Ciência do Narcisismo
Autores: Dr. W. Keith Campbell e Carolyn Crist
Editora: Cultrix; 1ª edição (5 junho 2024)
Capa comum: 336 páginas
ISBN-13: 978-6557363102
Preço: R$ 67,00
Disponível para venda na Amazon: https://amzn.to/4coSXtf
Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História.